Ensinamentos milenares em um mundo moderno

A Nova Tradição Kadampa – União Budista Kadampa Internacional (NKT-IKBU) é uma associação internacional de Centros de estudo e de meditação do budismo mahayana, que segue a tradição budista kadampa fundada pelo Venerável Geshe Kelsang Gyatso.

Venerável Geshe Kelsang Gyatso é um mestre de meditação e erudito altamente respeitado da tradição do budismo mahayana fundada por Je Tsongkhapa. Geshe-la, como é afetuosamente chamado por seus alunos, é o principal responsável pelo reflorescimento mundial do Budismo Kadampa em nossos tempos.

Em 1977, Geshe-la aceitou um convite para ensinar no Centro de Meditação Kadampa

Manjushri, na Inglaterra, onde viveu por muitos anos dando ensinamentos e orientações

a um grupo de discípulos cada vez maior.

 

Geshe-la vem ensinando o Budismo Kadampa em muitos países do mundo e publicou

uma série de notáveis livros sobre o pensamento budista e a meditação.

Ele estabeleceu três Programas de Estudo Kadampa únicos e mais de mil centros de

meditação ao redor do mundo, treinou professores qualificados e uma florescente

comunidade ordenada, e criou um projeto para construir Templos Budistas em cada

grande cidade do mundo.

Todos os Centros Kadampa seguem os três Programas de Estudo da Nova Tradição Kadampa

e são guiados por um código de disciplina moral denominado Regras Internas da NKT-IKBU.

Para manter os centros juntos sob a proteção de uma entidade legal, todos os Centros da NKT-IKBU são membros de uma entidade beneficente budista internacional denominada “New Kadampa Tradition – International Kadampa Buddhist Union (NKT-IKBU)”. A entidade beneficente, legalizada na Inglaterra, tem um estatuto completamente democrático, no qual a autoridade é compartilhada por um Diretor Espiritual Geral e um Diretor Espiritual Suplente, uma equipe de administradores e os próprios Centros membros. Nas reuniões gerais da entidade beneficente, cada Centro da NKT-IKBU é representado por seu professor residente.

A NKT-IKBU mantém um “Projeto Internacional de Templos”, cujo objetivo geral é introduzir a fé budista da Nova Tradição Kadampa ao público e, em particular, dar exemplo da prática budista por meio de serviços ao público. Para efetivar esse objetivo, a NKT-IKBU enfatiza continuamente o desenvolvimento em todo o mundo de: Centros Budistas Kadampa locais; Centros de Meditação Kadampa regionais; Templos Budistas Kadampa internacionais; Centros Internacionais de Retiro; Editoras Tharpa; e Escolas Primárias Kadampa.